A contradição humana de Afonso Cruz é um livro que nos fala de algumas observações de uma criança muito atenta ao mundo dos humanos: 

“Percebi, certo dia, que o espelho do meu quarto é uma grande contradição: o meu lado esquerdo, quando reflectido, torna-se direito – e o direito, esquerdo -, mas a parte de cima não se torna parte de baixo. Nem a parte de baixo, parte de cima. Acontece o mesmo com o gato. Mesmo quando se vira o espelho ao contrário…” 

De seguida, apresentamos-te uma das partes deste livro que ganhou o prémio Autores da SPA para o melhor livro de literatura infantojuvenil 2011.

Nesta obra vais descobrir algumas observações de uma criança muito atenta ao mundo e ao que se passa à sua volta… Uma das coisas que a criança descobre, com a ajuda do seu pai, são os micróbios, as bactérias e os vírus… 

Hoje, vamos focar a nossa atenção nos micróbios. Queres aprender um pouco mais sobre estes microrganismos tão minúsculos ?

Então, assiste ao seguinte vídeo que se encontra disponível no YouTube

Agora que já ouviste falar dos micróbios, sugerimos que assistas a dois vídeos da RTP Ensina que te explicam alguns dos perigos que os microrganismos podem apresentar na nossa vida:

Falar de micróbios não significa falar só de coisas más. Por exemplo, no campo da alimentação estes podem ser muito úteis pois há um vasto leque de ação das bactérias. 

Assiste ao vídeo seguinte para conheceres as utilidades dos micróbios:

Tal como pudeste observar no vídeo, os microrganismos utilizados no fabrico de pão chamam-se leveduras. Estas leveduras estão presentes no que nós normalmente chamamos de fermento.

O que será que acontece se fizermos pão sem fermento? 

Quais serão as diferenças entre um pão com fermento e um pão sem fermento?

Deste modo, propomos-te que testes a utilidade dos micróbios no fabrico de pão, fazendo a seguinte receita de pão caseiro da Filipa Gomes. 

Não te esqueças que queremos comparar pães com fermentopães sem fermento.

Pronto(a) para experimentar?

Assiste aqui a este vídeo que te explica a receita passo a passo: 

Sugestão: durante esta experiência tira fotografias e analisa o aspeto e sabor dos pães! 

Agora só falta partilhares connosco as tuas fotografias e observações: 

Ficha técnica

Área temática: elementos naturais,  objetos do quotidiano, microrganismos

Modo/Género: Narrativo

Tipo de leitor a que se destina: leitor inicial/ leitor mediano

Editora: Editorial Caminho 

Data da edição utilizada: 2010


0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *