Sabias que hoje é o dia mundial do ovo?

Hoje é o dia mundial do ovo e o BiblioLab veio partilhar contigo alguns desafios e atividades para celebrar este dia:

1) Hora do conto: Escuta o conto “Um Bicho Estranho” de Mon Daporta e Óscar Villán, narrado por Nina Ferreira.

2) Vamos criar: Cria o teu animal a partir da casca de um ovo. 

3) Sugestão de leitura: leitura da obra: “Os ovos misteriosos” de Luísa Ducla Soares

4) Sugestão de visita a um Centro de Ciência Viva: Visita à Galeria da Biodiversidade do Centro de Ciência Viva do Porto.

Hora do conto

Vamos criar

Depois de escutares o conto “Um Bicho Estranho” e voltando à primeira página do conto, em que animal estavas a pensar? Consegues imaginar? 

Então, propomos que cries o teu animal a partir da casca de um ovo, conforme podes ver no exemplos apresentados: 

Sugestão de leitura

Para celebrar este dia deixamos-te, ainda, uma sugestão de leitura da obra infanto-juvenil: “Os Ovos Misteriosos” de Luísa Ducla Soares, com ilustrações de Manuela Bacelar.

Ficha técnica

Área temática: humor, ritmo, multiculturalidade

Modo/género: narrativo

Tipo de leitor a que se destina: leitor inicial

Editora: Edições Afrontamento

 

Uma galinha punha um ovo todos os dias e todos os dias a dona lhe levava o ovo. Para fugir de tão grande injustiça foi para a floresta e aí fez um ninho muito confortável. Passado pouco tempo, vários ovos apareceram no seu ninho: uns grandes, outros pequenos, uns mais claros, outros mais escuros. Embora admirada, chocou todos os ovos, dos quais viria a nascer uma insólita ninhada: um papagaio, uma serpente, uma avestruz, um crocodilo e também um pinto (…)

Sugestão de visita a um Centro de Ciência Viva

Sabias que a Galeria da Biodiversidade constitui-se como o primeiro Centro Ciência Viva dedicado especificamente à biodiversidade?

Este é um espaço onde a arte se cruza com a biologia e a história natural, estimulando uma variedade de experiências desenvolvidas para celebrar a diversidade da vida.

Se quiseres descobrir uma grande diversidade de ovos de diferentes espécies de aves, podes vê-los ao vivo e a cores visitando a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, instalada na Casa Andresen, no Jardim Botânico do Porto.


0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *